Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Metros (Tube ou Underground)

O sistema de transporte público em Londres é bastante eficiente, com uma frequência boa de metrôs. O primeiro passo para andar no transporte público e comprar o Oyster card, que é o cartão que vai ser utilizado durante o seu tempo de estadia na cidade, de outra forma viajar em Londres pode sair muito caro. Para carregar o cartão, pede-se ao caixa da estação de trem para adicionar a quantia de dinheiro que você gostaria de adicionar, ou então, na própria estação há máquinas de fazer o recarregamento do cartão (oyster), com dinheiro ou com cartão de débito ou crédito.

Há duas opções de utilizar o cartão (oyster card), uma é carregar a quantia de dinheiro no Oyster (cartão) a outra é carregar para a semana, paga-se uma taxa única para andar toda a semana (que além de andar nos metrôs,  também pode-se utilizar para andar de ônibus), então, é só ver o que fica mais vantajoso e carregar o cartão(oyster). Se for carregar com uma taxa única para toda a semana, tem que escolher as áreas que você gostaria de viajar.

 Ao total, são nove áreas, então pode-se comprar para as áreas que você acha que vai transitar mais, porque quanto mais distante as áreas, mais caro se tornará. Minha opinião á que compre da área 1 até a área onde você vai ficar hospedado  (a área 1 e 2 são as áreas onde se encontram os principais pontos turísticos), se precisar ir até outras áreas,  e se for de trem, ir até o caixa da estação e dar o cartão e pedir para uma extensão até a área desejada, o que vai sair bem em conta.
As linhas de trem podem ser identificas por cores, ou por nomes. Ex: A linha cinza é a  Jubilee line.
Para uma melhor compreensão, abaixo segue o site dos metrôs de Londres com as áreas da cidade, que compreende a área 1 ate a área 9.
Os trens não funcionam a noite toda, entre a meia noite e meia noite e meia eles param, então, a melhor opção é sempre dar uma olhada nos ônibus noturnos do destino que deseja chegar.

O famoso logo "Mind the Gap", que significa, prestar atenção no "vão" entre o trem e a plataforma

Monitor na estação onde mostra o tempo para a chegada do metro e a rota do trem


Oyster Card, pode ser utilizado tanto para ônibus quanto para trens

 

O site de transporte de Londres também disponibiliza o Journey Planner, onde pode-se planejar a viagem online, é só colocar a estação de trem ou código postal ou endereço ou ainda o lugar de interesse de onde você esta até onde você quer chegar, que o site vai planejar a melhor forma de chegar até o seu destino.

http://journeyplanner.tfl.gov.uk/user/XSLT_TRIP_REQUEST2


Nenhum comentário:

Postar um comentário